segunda-feira, 20 de agosto de 2012


O Contrato Social

    O contrato social baseasse em um contrato que existe nas entrelinhas da sociedade. Rousseau explica a necessidade e o porquê de o homem nascer livre, mas revogar essa condição, uma vez que esta tal liberdade é o maior bem que se pode ter e sua perda indica a renuncia à qualidade e aos direitos do homem. A base deste conceito seria que a renúncia por parte de todos de suas liberdades e de seus direitos, pois submetendo-se cada um a todos, assim não se submete a ninguém específico.
   Com isso formaria-se uma associação que tem por finalidade de conservar a todos os homens, que juntos comporiam um corpo moral e coletivo. Assim concretizando a ideia de que nenhum homem deve ser pobre o suficiente para precisar vender-se, nem rico o suficiente para poder comprar outra que se venda.
   O povo é o verdadeiro fundamento da sociedade, e deve ficar sobre um território que tenha o suficiente para sua sobrevivência, sendo desnecessários grandes impérios uma vez que quanto mais se estende o laço social, mais esse é fragilizado.

Luana Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário